Foto: Melissa Rahal
Foto: Melissa Rahal
Foto: Melissa Rahal
Foto: Melissa Rahal
Miragens na Caixa
“Miragens na Caixa – Teatro Lambe-Lambe” é um projeto do Grupo Teatro do Imprevisto com foco no teatro de miniaturas, popularmente conhecido como “teatro lambe-lambe”; a modalidade foi criada pelas baianas Denise dos Santos e Ismine Lima em 1989 e desde então ganhou o mundo. Teatro lambe lambe é quando acontece um mini espetáculo dentro de uma caixa para apenas um único espectador de cada vez. A técnica é inspirada nos antigos fotógrafos de praças, chamados de lambe lambe que utilizam máquinas fotográficas em formato de caixas.
Ambientado no universo do tropeirismo o espetáculo “Miragens na Caixa” foi produzido com incentivo do Programa de Ação Cultural – Proac em 2020 no formato hibrido, com apresentações presenciais e virtuais, percorrendo 12 cidades no Vale do Paraíba – SP; Entre 2020 e 2021 o espetáculo circulou nos festivais “Litoral em Cena”, de Caraguatatuba, “Festivale – Festival de Teatro do Vale do Paraíba”, de São José dos Campos – edição presencial e online, “Feste – Festival Nacional de Teatro”, de Pindamonhangaba – edição presencial e online, “Cena Animada”, de Urbelândia – MG.
O espetáculo propõe quatro histórias que cruzam com as manifestações culturais e as figuras folclóricas presentes no Vale do Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira. Num jogo de imagens os mini espetáculos “Mãe Dágua”, “Histórias de Pescador”, “Procissão das Almas” e “Viagem a Marte”, irão contar histórias curtíssimas dentro de uma caixa com bonecos que ganham vida aos olhos do espectador.
Além do teatro lambe-lambe, “Miragens na Caixa” traz o tropeirismo, antiga profissão desempenhada por homens no transporte de cargas como, animais, alimentos e objetos. Contudo, há um apagamento histórico da mulher neste ofício, visto que o trabalho da mulher enquanto ajudante na negociação das cargas e na organização dos acampamentos foram invisibilizados. A partir deste contraponto, espetáculo subverte o gênero e apresenta uma tropa também com mulheres tropeiras, visando dar protagonismo as mulheres nesta tradição.
O projeto “Miragens na Caixa” tem a assinatura e elenco dos grupos Teatro do Imprevisto e Boneco Vivo, de São José dos Campos, direção artística de Tiago Almeida e Iasmim Marques, do Grupo Girino, de Belo Horizonte (MG), e direção musical de Beto Quadros
Sinopse
“MIRAGENS NA CAIXA” propõe um convite ao espectador a partir experiência visual e sonora com o teatro de miniaturas, chamado no Brasil de Teatro Lambe Lambe. O espetáculo tem início com um cortejo de tropeiros e tropeiras, cruzando com as manifestações culturais e as figuras folclóricas presentes no Vale do Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira. A troupe carrega cargas misteriosas e convida o público para espiar e apreciar o conteúdo de cada caixa. A partir desses espaços secretos, serão apresentadas quatro mini histórias, “Mãe D’água”, “História de Pescador”, “A Procissão das Almas” e “Viagem a Marte”. Num jogo de imagens o espectador será inserido no teatro de miniaturas, vivenciando uma experiência particular e única. Cada caixa comporta até dois espectadores por vez.
Mãe D’água
No Rio Paraíba vive a mãe D'água, um ser meio mulher e meio peixe que hipnotiza pescadores desavisados, mas parece que com essa indiazinha o feitiço ira virar contra a feiticeira. Será?
O Encontro da Santa
No Rio Paraíba, onde muitos mistérios acontecem, um pescador encontra um objeto que irá mudar para sempre sua vida.
A Procissão das Almas
Uma mulher passa os dias na janela observando a vida alheia. Ela espiou tanto que viu o que não queria.
Viagem a Marte
Em uma viagem para explorar o planeta vermelho, um astronauta encontra um grande tesouro.
Público alvo
O espetáculo tem classificação livre
Duração do espetáculo
90 minutos de apresentação com sessões a cada 3 minutos
120 minutos para montagem e desmontagem
Ficha Técnica Geral
Espetáculo: MIRAGENS NA CAIXA
Diretores Artísticos: Tiago Almeida e Iasmin Marques
Co-Diretor Artístico/Oficineiro: Gustavo Guimarães
Elenco: Cibele Tomaz, Jefferson Mioni, Ricardo Salem e Vivian Rau
Iluminador: Rachid Ramos
Figurinista e Aderecista: Ivani Melo
Criação de bonecos: Eliane Ribeiro, Vivian Rau e Ricardo Salem
Diretor musical: Beto Quadros
Interprete de libras: Marta Filomena
Fotografa e Video Maker: Melissa Rahal
Produção Executiva: Ricardo Salem